Solar dos Eruditos

Quando se atravessa o Pântano Estreito rumo vindo da região do grande deserto, ao oeste existe uma cordilheiras de montanhas onde habitam a poderosa raça dos anões. Ali eles construíram diversas cidades esculpidas no coração das rochas e governam seu reino sob a montanha de seus magníficos salões. Mas de todas as cidades desta localidade é uma que reúne pessoas de todos os povos a mais magnífica. É chamada Solar dos Eruditos e fica localizada no topo de um dos montes ao sul dessa cordilheira.

Havia a muito tempo atrás somente uma cabana no local onde morava Kheto, um anão que se dedicava aos estudos dos astros. Ele era possuidor de grande sabedoria e era frequentemente visitado pelos senhores anões que buscavam conselhos, previsões e outras coisas que envolviam os conhecimentos de Khetos. A fama deste anão se espalhou e outros povos vieram por sua sabedoria. Alguns resolveram ficar e se tornar discípulos do anão. Outros sábios também vieram e se alojaram ali, nascia assim o Solar dos Eruditos.

Khetos continuou seus estudos até os últimos de seus dias e após ele outros deram prosseguimento ao seu trabalho. Hoje a cidade está aberta a todos que desejam sabedoria. As pessoas do local não mantém comércio, se alimentam com o que plantam e a água que os abastece vem de uma imensa cachoeira que fica próximo a cidade. Mas o maior destaque do local é o Olho de Khetos. Esta edificação conta com uma tecnologia que só é encontrada ali. Os grandes mestres vidraceiros de Dhunas trabalharam arduamente para construir vidros especias e os levaram até o Solar ali construíram uma estrutura oca e cilíndrica e dentro dela alinharam habilmente seus vidros de modo que quem olha da parte de baixo da estrutura pode ver as estrelas e astros como se eles pudessem ser tocados. Isso possibilitou avanços significativos nos estudos. O local conta também com uma biblioteca que possui no seu acervo anotações de todos os sábios que ali viveram, dentre estas estão escritos do próprio Khetos.

Não há regentes na cidade, uma pequena guarda é mantida no local pra manter a ordem. Existe ali também uma estalagem que abriga os visitantes do local. Hoje pessoas de todas as raças vivem ali, alguns conduzem estudos por alguns anos e depois partem, outros vem por uma temporada e acabam se estabelecendo. E assim o legado de Khetos permanece vivo.

Um comentário: